Construir nossa saúde não se trata de sorte

Incrível como de um solo tão seco e endurecido pode crescer e florar uma planta tão feliz! Olhe bem de perto…a cor, o ¨miolo¨ carregado de inúmeros pequenos tentáculos e as pétalas abrindo-se para a claridade sustentado pelo caule forte, firme e porque não desbravador nesse solo árido?

Assim é também a construção da saúde de um corpo integrado com o ambiente que o cerca. Desde o início das divisões celulares da promessa do que seremos na nossa concepção, iniciamos um caminho de muitas escolhas…realizar divisões adequadas multiplicando a diversidade e especializações de cada célula para atingir a completude de nosso corpo; reconhecendo na fase seguinte todas nossas microestruturas através do nosso sistema imunológico e adequando o que nos trará equilíbrio e nos desfazendo daquilo que poderá ser prejudicial. Algumas dessas escolhas nem sempre podem ser feitas nesse momento, e portanto, apenas ficam em suspenso para um tempo posterior.

Quando tudo está pronto, entramos no passo de adentrar ao ritmo de um ambiente maior, com vários ritmos, cheiros, cores, sabores e intempéries; passamos a conhecer e escolher novas experiências de imagens, sensações, descobertas que vão assim como nessa flor construindo um caule forte e firme pra que possamos experimentar ser flor, cor e muitas possibilidades. Entender o Ritmo e o Tempo, como e o que fazer com cada um sempre num caminhar progressivo e atento possibilitando novas descobertas de como transformar-se e adaptar-se torna-se a Beleza de Ser.

Assim, é construir nossa saúde! Não se trata de sorte, e muitas vezes essa construção passa por um solo árido da doença ou do desconforto de nossa integralidade, sinais que nosso corpo nos enviam como um farol direcionando o melhor caminho. Cabe a nós estarmos atentos e abertos para o conhecimento às novidades que o Tempo nos apresente convidando a cada um de nós a desenvolver a grande experiência de SER. Essa é a nossa proposta de cuidado, observarmos juntos o que o Tempo nos apresenta, descortinar todos os conhecimentos que cheguem à nossa janela, sem preconceitos e com grande respeito em busca do nosso equilíbrio e também do meio que nos cerca. Certamente aí, teremos SAÚDE.