Tireóide e Paratireóide

Tireóide

THS é um hormônio hipofisário que controla a produção e secreção da glândula tireóide. Atua na regulação da secreção de Tiroxina (T4) e Triiodotironina (T3), conhecidos como hormônios tireoideanos. Esses dois hormônios, em sua forma livre, são responsáveis pela manutenção da temperatura corporal, controle do ritmo intestinal, frequência cardíaca, otimização da memória e disposição física, interferindo no ciclo menstrual e fertilidade. É especialmente importante na maturação dos neurônios do sistema nervoso na gestação e nos primeiros anos de vida.

 

Paratireóides

Bem próximo à tireóide, encontramos 4 glândulas bem pequenas – as paratireóides -, responsáveis pela liberação do Paratormônio (PTH). Esse hormônio, juntamente com a vitamina D, atua através de efeitos produzidos nos ossos, rim e trato gastrointestinal, produzindo o equilíbrio necessário das quantidades de cálcio no nosso organismo. A estrutura óssea sofre constante remodelação ao longo da vida. Desde a infância, uma regulação adequada nesse processo leva a maior dificuldade de fraturas, bom desenvolvimento e funcionamento de todos os mecanismos renais, dentários e cardiológicos envolvidos com esse mineral. Quando excessiva, a falta de cálcio (hipocalcemia) leva a tetania, maior risco de fraturas e crescimento inadequado. No período da menopausa e senilidade pode acentuar o processo de osteoporose, que é muito frequente; por outro lado, o excesso de cálcio (hipercalcemia) acarreta maior risco de formação de cálculos renais e distúrbios no funcionamento cardíaco e vascular.
A vitamina D, adquirida especialmente através do sol, está envolvida diretamente com a absorção de cálcio no intestino e quando deficiente leva à eliminação da maior parte do cálcio ingerido pelas fezes. Além disso, tem uma importante função como modulador de nosso sistema imunológico e protege as células que produzem insulina no pâncreas de desequilíbrios autoimunes.