A origem da vida humana – Hormônios Sexuais

Os hormônios sexuais, produzidos pelos ovários e testículos, são estimulados e regulados por dois hormônios hipofisários (LH e FSH). A partir da união dos gametas (óvulo e espermatozóide), uma sequência de transformações e processos definem o sexo genético e gonadal, seguidos pelas várias adaptações de cada célula com sua especificidade.
Ainda antes do nascimento, defeitos de regulação de genes podem trazer dificuldades. O acompanhamento nessas diferentes fases proporciona um olhar cuidadoso e acurado para que o desenvolvimento desde o parto até infância e adolescência transcorra com tranquilidade.
Durante a puberdade, os processos cíclicos e de fases que ocorrem na produção e secreção dos hormônios gonadais (estrógenos, nos ovários e testosterona, nos testículos) requerem atenção em seus movimentos para produzirem uma vida sexual e reprodutiva saudável no indivíduo. Prolactina e Ocitocina atuam, respectivamente, no aleitamento materno e no desenvolvimento do parto, ambos cruciais para o controle de doenças proliferativas ou autoimunes ao longo da vida.
Cuidados com a saúde na vida adulta permitem uma vivência da senilidade como um período de completude e bem estar, onde inclusive a sexualidade mantém-se de forma saudável.